sábado, 9 de agosto de 2008

Ruas sem postes de iluminação se tornam perigosas à noite

Quando caminhamos por algumas ruas do bairro, percebemos que nem todas têm iluminação, algumas não possuem nem poste de iluminação. Como é o caso das ruas: Lauro Schereiber, entre o campo de futebol e a Estrada Velha do Barigui, na vila Nova Conquista e a mesma rua entre o Diadema e Caiuá; a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre rua Marcos Antonio Maluceli e a Antonio Dionísio Sobrinho, no Diadema; a rua Maria Lúcia Locher de Athayde, entre rua das Goiabeiras e o antigo ECOS–Tradição e, entre a rua Dr. Vilson Pienegonda e o portão do Parque dos Tropeiros.

Moradores dessas regiões reclamam que já fizeram pedido para a Prefeitura, mas não obtiveram respostas concretas. O morador Clodoaldo Fernandes Faria, diz que há dois anos fez o pedido de postes de iluminação para a rua Lauro Schereiber, mas que até agora não teve respostas definitivas. “O pessoal da regional da CIC falou que tinha um projeto, mas até hoje não colocaram os postes”, ressalta. Faria completa que já foi assaltado na região e que a escuridão da rua facilita e muito a ação dos bandidos. Orlanda Rodrigues de Lima, que também mora em uma região sem postes de iluminação, diz que, devido à escuridão a região se torna perigosa. “A noite aqui parece uma chácara, não tem luz alguma, nem dentro do projeto, aqui na frente”, completa.

Em outra região do bairro, próximo ao Parque dos Tropeiros, a situação é ainda mais complicada. Pois além de não ter iluminação em dois pontos que ficam em frente ao Parque. Em uma mesma rua encontramos duas situações: de um lado temos uma região habitada há mais de 10 anos, no escuro, sem postes; do outro, um loteamento de 6 meses, com algumas construções sendo iniciadas, onde encontramos postes de iluminação em todas as quadras, mesmo nos locais inabitados. A moradora Sandra Cintra, que há 15 anos mora na Rua Maria Lúcia Locher de Athayde, diz que à noite a região próxima a sua casa fica totalmente no escuro e por isso ladrões já tentaram invadir a casa de seu vizinho, que também fica na rua sem iluminação.

Em nota oficial, a Prefeitura de Curitiba diz que as ruas citadas nesta reportagem estão inclusas no orçamento de 2008. Portanto, receberão, até o final deste ano, as obras de implantação de postes de iluminação. Ao todo serão implantados 13 postes, sendo que as ruas Lauro Schereider e Maria Lúcia Locher de Athayde, receberão cinco e seis postes, respectivamente.

Caso o morador tenha alguma dúvida sobre a implantação dos postes ou queira se informar sobre os serviços de iluminação pública, pode entrar em contato com a Prefeitura pelo telefone 156.
Só não podemos ficar de braços cruzados, pois só teremos a cidade que queremos ter, se cobrarmos das autoridades soluções para nossos problemas.

Nenhum comentário: