segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Excesso de lixo está destruindo com rios e nascentes do bairro



Cerca de metade do lixo produzido em nosso país é coletado pelas prefeituras, o resto vai parar sei lá aonde. E nesse sei lá aonde é que começam os problemas. Um exemplo disso está em nosso bairro, algumas pessoas insistem em querer jogar lixo e entulhos nos terrenos baldios da região. E esquecem que, fazendo isto estão contribuindo para que seus próprios filhos possam pegar alguma doença grave ou ser mordido por algum animal peçonhento como cobra, aranha ou escorpião.

Sim, porque quando se acumula muito lixo ou entulho em um local, ele se torna ninho de pequenos animais. Pois é ali, em meio ao lixo, que ratos, cobras e aranhas gostam de se abrigar. Esses insetos e pequenos animais saem do entulho e entram em nossas casas levando doenças como a dengue e a leptospirose para nossos lares. Além disso, as crianças podem querer brincar neste terreno e ao passarem por ali, acabam se machucando ou se contaminando com algum resíduo.

E um problema ainda mais grave está acontecendo em nosso bairro. Em um terreno vazio, localizado na rua Setembrino Portella Neto, entre a trincheira do contorno sul e a Estrada Velha do Barigui. Pois, além do lixo ser um problema para nossas crianças que brincam ali, a área é de preservação ambiental. Abriga o leito de um rio e, um lençol superficial de água, um tipo de nascente. E essas nascentes, se poluídas podem contaminar o lençol freático (a água do subsolo). Em outras palavras, a água que nós tomamos pode ser contaminada, se locais como este forem poluídos. A arquiteta urbanista da Ambiens Sociedade Cooperativa, Laura Esmanhoto Bertol, explica que a água é fundamental para a manutenção da vida e, todo rio ou água no subsolo acaba indo para algum lugar, uma fonte de água está ligada a outra. Portanto, é importante protegermos todas as bacias, rios e nascentes, para garantirmos a qualidade de nossos rios e da água que bebemos.

Jogar lixo ou entulho em terrenos vazios ou áreas de preservação ambiental é crime e a pessoa pode responder processo e pagar multa. Além disso, queimar lixo no quintal também é um crime ambiental e a pessoa está sujeita as mesmas regras de quem joga lixo em terrenos.

Por isso, se você ver alguém jogando lixo em algum terreno vazio, denuncie, ligue para a secretaria de meio ambiente. E, se você não sabe onde jogar seu lixo ou entulho, ligue para a prefeitura que eles saberão o que fazer com ele.

Serviço:
Secretaria do Meio Ambiente: 3338-8399
Prefeitura: 156

Nenhum comentário: