segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Faltam médicos em Unidades de Saúde

Está na Constituição, todos os cidadãs têm direito à saúde gratuita e de qualidade. Mas infelizmente essa não é a realidade em nosso país. Na maioria das cidades brasileiras o sistema público de saúde é precário e falho. Em Curitiba não é diferente. Faltam leitos nos hospitais e médicos nos postos de saúde. Uma realidade bem conhecida na região do Sabará. Especialistas dizem que um dos grandes problemas de Curitiba é que a população cresceu muito rapidamente e o sistema de saúde não acompanhou o crescimento populacional. Há uma defasagem de mais de 10 anos, sem investimentos realmente eficientes em saúde.

E quem paga o pato é o cidadão que, quando precisa de atendimento médico não encontra. Como é o caso do aposentado José Marcondes da Silva, 63 anos, que espera há 5 meses por um atendimento especializado encaminhado pelo Centro Municipal de Urgências Médicas (CMUM), da Cidade Industrial de Curitiba. “Não adianta fazer coisas bonitas, tem que fazer coisas que funcionam”, desabafa o aposentado.

Já na Unidade de Saúde Sabará, os moradores que também reclamavam da falta de médicos, principalmente no período da tarde, já podem respirar um pouco mais aliviados. Desde a segunda quinzena do mês de julho, dois novos médicos começaram a trabalhar no Posto do Sabará. Agora a unidade conta com quatro médicos. Outros postos da região ainda precisam aumentar seus quadros de funcionários para dar conta da demanda de pacientes. Mas é muito importante que o cidadão reclame por seus direitos, pois se todos ficarem quietos, nossos governos pensarão que está tudo bem e na verdade não está.

A supervisão do Distrito Sanitário da CIC, responsável pelas Unidades de Saúde da região, diz que quando o cidadão perceber que não foi atendido com qualidade ou não conseguiu atendimento, pode procurar a autoridade sanitária do Posto, que é a pessoa responsável pela administração da US. Caso não encontre solução adequada, pode ligar para a Ouvidoria da Secretaria de Saúde.


Sobre o conselho de saúde

Outra maneira do cidadão tentar ter seu direito a uma saúde pública de qualidade são os Conselhos de Saúde, existentes nas US. Mas muitos moradores dizem que nem sempre conseguem participar, pois as reuniões do conselho, que acontecem toda quarta-feira no Posto do Sabará, é no período da tarde, horário em que a maioria das pessoas está trabalhando. Os membros do conselho do Sabará dizem que já foi tentado fazer as reuniões à noite, mas como teve pouca adesão dos moradores, ficou decidido que o horário seria a tarde mesmo.

Como uma andorinha sozinha não faz verão, vale lembrar que, se um grande número de moradores começar a participar e a pedir, o conselho pode alterar o horário das reuniões. De acordo com o conselho, as eleições para escolha dos membros acontecem na conferência local de saúde, que é quando, também, se definem as datas e horários das reuniões. Portanto, se todos ficarem atentos, para que, quando houver a conferência e a eleição dos novos membros do conselho, todos participem, afim de que seja escolhido um horário justo para todos. Mas não adianta só cobrar, precisamos participar e, em conjunto, pois quanto mais pessoas caminharem na mesma direção, mais rápido encontramos as soluções.

Serviço:
Reuniões do Conselho de Saúde do Sabará
Toda última quarta-feira do mês, às 15h30, na Unidade de Saúde do Sabará.

Telefones:
Prefeitura: 156
Ouvidoria de Saúde: 0800-6440041

Nenhum comentário: