sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Os 3 Rs – reduzir, reutilizar, reciclar

Reduzir – diminuir o consumo é importante para um futuro melhor. Por ano, o Brasil produz mais de 80 milhões de toneladas de lixo, cada pessoa produz cerca de meia tonelada de lixo por ano.

Reutilizar – como não é impossível parar de produzir lixo, podemos reutilizar algumas coisas. Muitas vezes, jogamos fora coisas e objetos que poderiam se reutilizados ou reciclados. Como, por exemplo, sacolas, embalagens de vidro, plástico ou papelão. E para quem mora em casas – restos de comida, como cascas e folhas poderiam, ao invés de irem para o lixo, serem enterrados no quintal. Com isso, se reduz o volume do lixo e, melhora a qualidade das plantas e flores de nossos quintais, pois restos de comida e folhagens são adubos naturais.

Reciclar
– mais de 90% de nosso lixo pode ser reaproveitado. Vidro, papel, plástico e metal não só podem, mas como devem ser reciclados. Além disso, quando reciclamos estamos ajudando não só os carrinheiros, que podem trocar nosso lixo por dinheiro, mas ajudamos também nosso país. Especialistas calculam que o Brasil deixa de arrecadar cerca de 5,8 bilhões de reais por ano, com materiais recicláveis. É 17 vezes o valor do orçamento do Ministério do Meio Ambiente.

Nenhum comentário: