sábado, 13 de setembro de 2008

Saber escolher seu candidado é fundamental para o bom andamento de sua cidade

Você se lembra em quem votou para prefeito nas eleições de 2004, com certeza que sim, né. Mas e seu candidato a vereador, se lembra? Se não se lembra, você não é o único, mais de 80% das pessoas não sabem responder a pergunta: para quem votou nos cargos de vereador ou deputado na última eleição?

Quando o assunto é câmara municipal, a maioria das pessoas não dá o devido valor e importância. O prefeito sozinho não consegue governar uma cidade, ele precisa de ajuda, da ajuda dos vereadores. São eles, os vereadores que são responsáveis em fiscalizar o bom uso do dinheiro público na cidade, elaborar leis de interesse do município, além de sugerir ou até mesmo decidir em qual bairro ou região aplicar esta ou aquela verba municipal. Eles representam a população, devem estar em contato direto com as pessoas e têm a responsabilidade de atender suas reivindicações.

Portanto, se você não escolher bem quem deverá ocupar as 35 vagas da câmara, serão quatro anos em que um político corrupto poderá estar, por culpa sua, usufruindo o dinheiro público para beneficio próprio, ao invés de aplicá-lo no bairro em que você mora ou na sua cidade.


Como escolher bem seu candidato

Primeiramente não podemos ficar somente com o que eles dizem nas propagandas de campanha e no horário eleitoral, pois na propaganda todo político e bonzinho e honesto. Precisamos conhecer a fundo a história do candidato. Se ele já foi eleito para algum cargo, investigar, pesquisar sobre como foi seu trabalho, foi bom? Tudo o que ele diz em sua campanha é verdade? Condiz com o que ele fez quando ocupou o cargo? Se for um candidato novo, precisamos ter os mesmos cuidados. Verificar seu passado, se ele não se envolveu com algum tipo de problema criminal ou corrupção.

De acordo com especialistas existem dois pontos cruciais a serem investigados. Quem são os aliados do político, se eles são honestos, corruptos. E conhecer bem o passado do candidato, saber tudo o que ele fez ou faz. Não podemos ser inocentes de pensar que uma pessoa que ganha pouco mais de 9 mil reais por mês, fique milionário em poucos anos só com o salário que ganha na câmara. Precisamos saber exatamente o que ele fez para chegar lá. De onde vem seu patrimônio. Se seu nome aparece na imprensa a todo instante envolvido com corrupção e fraudes públicas, não adianta só acreditar em sua palavra que diz ser inocente. É preciso analisar os fatos, ler o que sai nos jornais, revistas, rádio e TV. Analisar se o candidato é realmente o que diz ser.

E cuidado com as promessas infundadas. Muitos candidatos, principalmente os que concorrem a câmara, tentam ganhar seu voto com promessas que eles não podem cumprir. Por isso devemos ficar atentos na hora de votar e, escolher bem nossos candidatos. E não adianta dizer que não vai votar ou vai anular o voto, pois se você não votar bem nessa eleição outro vai votar em um candidato corrupto e você terá que agüentá-lo por quatro anos utilizando o seu dinheiro (dinheiro público) em beneficio próprio enquanto os problemas de seu bairro pioram a cada dia.

Um comentário:

Cristina Sanches disse...

Sou assessora de imprensa da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e gostaria do e-mail da redação para envio de sugestões de pautas das ações do Governo em Sabará.
No aguardo.

Cristina Sanches