sábado, 13 de setembro de 2008

E os ratos só aumentam: problema só terá fim quando for resolvido o problema do lixo e entulhos nos terrenos e rios da região


Um dos grandes problemas da região é o saneamento básico. Por haver muitos rios e terrenos baldios, estes acabam sendo depósito de entulhos e lixo, causando o aumento do número de ratos. Aumento este que vem preocupando os moradores. “Eles entram em tudo, nas casas, comem a comida do cachorro, destroem os móveis”, reclama uma moradora do Nova Conquista.

Outra reclamação é de que a prefeitura não estaria fazendo seu trabalho, que é o de controle dos roedores. De acordo com o centro de controle de zoonoses e de ratização da prefeitura de Curitiba, esse não é um trabalho que se obtém resultados do dia para a noite. “É um trabalho a longo prazo, associado ao meio ambiente também, pois há locais em que se precisa fazer a limpeza de terrenos vazios. Mas temos situações em que limpamos o terreno hoje e daí a dois dias começam a jogar lixo no terreno novamente”, ressalta Simone Ferreira, chefe do serviço de ratização da prefeitura.

De acordo com Simone, o principal objetivo da prefeitura não é jogar veneno por si só. “As vezes compensa mais conversar e ensinar, do que só jogar veneno. Temos uma visão de primeiro modificar o ambiente, se o ambiente é modificado, a tendência é reduzir os roedores. Assim usamos menor quantia de produtos químicos, que são nocivos aos seres humanos”, afirma. Ela completa que, às vezes fica a impressão de que os agentes sanitários não fazem nada, pois na maioria das vezes seu trabalho é orientar e conversar com o morador, explicar como ele deve fazer para manter limpo o ambiente, assim evitando os ratos.

Simone ressalta, ainda, que enquanto houver rios e terrenos com lixo e entulho o problema de ratos vai continuar. Todos os moradores do bairro precisam se conscientizar de que não podem, em hipótese alguma, joga lixo e entulhos nem nos rios nem nos terrenos vazios. Só então é que o ratos vão começar e diminuir.


Controle de ratos

Na tentativa de acabar rapidamente com os roedores, as pessoas acabam utilizando veneno por conta própria. De acordo com especialistas isto é totalmente errado, pois o veneno não mata todos os roedores, e sim os mais fracos, jovens e idosos; deixando os mais fortes vivos. Logo, estes vão tomar conta das colônias e se reproduzir mais rapidamente, aumentando o número de roedores, o chamado efeito bumerangue.

Para pequenos animais e roedores se multiplicar precisam de alguns fatores, que são: água, abrigo, alimento. Se encontrarem isso tudo em um terreno ou em sua casa, eles tendem a se instalar no local e se reproduzir. Por isso é importante tentar identificar o que pode estar provocando o aumento desses animais no local e combater. No caso dos ratos em nosso bairro é o excesso de lixo nos terrenos vazios e rios que causam os ratos. Eles não vão acabar nunca, se não mantermos todos os rios e terrenos limpos.


Para evitar que entrem em nossas casas,
existem medidas que podemos tomar:


Não deixar comida e lixo jogado no quintal;

A comida dos animais de estimação devem ser colocados somente na hora deles comerem, não devemos deixar comida e ração prato do animal, principalmente a noite, isso atrai os roedores;

Quando terminar de alimentar os animais, tirar o que sobrou do prato e lavá-lo, pois o cheiro pode atrair o roedor;

Guardar alimentos em armários altos, nunca em armários rente ao chão, isso facilita o acesso dos roedores aos mantimentos;

Não deixar louça suja o dia inteiro na pia;

Manter o cesto de lixo sempre fechado e manter os sacos com lixo em locais altos e bem fechados, para não exalar cheiro e dificultar o acesso dos roedores;

Manter o quintal sempre limpo com a grama cortada e sem entulhos.


Em caso de problemas com ratos, os moradores devem ligar para o 156, para que um técnico da prefeitura vá até sua casa e verifique a melhor maneira de controlar a infestação. Caso você veja alguém jogando lixo em terrenos vazios ou rios reclame, denuncie, converse com a pessoa ou ligue para o telefone 156.

Se você sentir que os órgãos municipais não estão fazendo sua parte, reclame, procure seus direitos. Você pode ligar para o telefone da prefeitura, procurar a secretaria do meio ambiente, a regional da prefeitura, o Ministério Público, a associação de moradores de sua vila. O que não podemos é ficar quietos e deixarmos nossas crianças pegarem alguma doença grave por causa da falta de saneamento.

Nenhum comentário: